Câncer de Próstata: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção.

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. É o câncer mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre o assunto.

A doença é confirmada após feita a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da consulta médica.

Os principais fatores de risco do câncer de próstata são:

• Idade: cada vez mais diagnósticos são encontrados em homens com mais de 55 anos;

• Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco;

• Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco.

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Pelo menos 30 minutos diários de atividade física também é recomendado, assim como manter o preso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Para se investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata, o mais indicado é consultar um urologista de confiança.

1 visualização0 comentário